Os Chakras: reguladores da nossa vitalidade.

            Muitos de nós já ouvimos falar dos Chakras, da sua importância para o equilíbrio e do papel que eles possuem para revitalizar as nossas baterias psíquicas. Mas a maioria de nós sempre os deixa na teoria, esquecendo-os na prática. Venho tentar mostrar um pouco deles, suas funções e como os regular no dia a dia.
A palavra chakra é de origem sânscrita e significa “rodas de energia”. Existe uma energia vital universal conhecida por dois nomes: Prana (indiano) ou Chi, que pode ser chamado também de Ki (chinês). Essa energia vital é harmonizada tanto pela prática de atividades como as artes marciais (principalmente o Tai Chi Chuan), quanto pela prática do Reiki, dentre outras.
            Os chakras funcionam como bombas de regulagem energética e quando estão abertos e girando perfeitamente, o individuo sente-se totalmente saudável em todos os aspectos de sua vida.
            Com a agitação dos grandes centros urbanos, a maioria das pessoas não desprende muito tempo para se dedicar ao chi, fazendo com que o seu fluxo fique desregulado, bloqueando os chakras.
            Cada chakra vibra com um mantra próprio e possui uma cor relacionada. Agora iremos conhecer os sete principais chakras e depois será mostrado um exercício para que possamos ativá-los.

Os sete principais chakras são:
Chakra de Base:
            Localiza-se na região pélvica. Está ligado ao medo, à sexualidade e aos desejos. Permite-nos amar a vida. Sua influencia no corpo se encontra nos órgãos reprodutores, nas glândulas sexuais e no nervo ciático. Sua cor é o vermelho e o seu mantra é LAM.

Chakra Sagrado:
            Localiza-se acima dos órgãos genitais e um pouco abaixo do umbigo. Está ligado à sobrevivência e ao medo do mundo material (água, alimentos, situação financeira, trabalho). Estão sobre sua influencia a coluna vertebral, a bexiga, os rins e as glândulas suprarrenais. Sua cor é o laranja e o seu mantra é VAM.

Chakra Solar:
            Localiza-se na junção das costelas. Está ligado à racionalidade, à vontade, ao poder e à autocura. No corpo influencia o pâncreas, o fígado, o baço, o estômago e o intestino delgado. Sua cor é o amarelo e o seu mantra é RAM.

Chakra Cardíaco:
            Localiza-se no meio do peito e serve de ponto de convergência entre os três primeiros e os três últimos chakras, servindo como elo entre o corpo e o espírito. Está relacionado ao amor incondicional e à fraternidade. Influencia o coração. Sua cor é o verde-esmeralda e o seu mantra é YAM.

Chakra da Garganta:
            Localiza-se no meio da garganta e atua sobre a comunicação e assimilação. A garganta e as cordas vocais estão sobre sua influência. Sua cor é o azul celeste e seu mantra é HAM.

Chakra da Sabedoria:
            Também conhecido como olho de Shiva ou terceira visão, este chakra, localizado acima da raiz do nariz, possibilita a entrada no mundo não-material. É responsável pelo desenvolvimento da clarividência, da clariaudiência e dos poderes psíquicos do ser humano. Sobre sua influência estão a hipófise, a parte inferior do cérebro, o olho esquerdo, as orelhas e o nariz. Sua cor é o índigo e o seu mantra é OM.
Chakra da Coroa:
            Localiza-se no topo da cabeça. Atua sobre a ligação do ser humano com os reinos mais elevados da espiritualidade. Permite alcançar a serenidade espiritual e é através dele que podemos atingir o Nirvana. Influencia a pituitária, a parte superior do cérebro e o olho direito. Não possui mantra e sua ativação depende da ativação dos outros seis.

Exercício para regular os Chakras:
            Ao acordar (de preferência antes das sete da manhã) sente-se com a coluna reta, ou deite-se com a coluna relaxada e feche os olhos suavemente. Visualize a cor do chakra que você deseja regular e entoe o mantra referente a ele durante dois minutos.
            No início não ultrapasse os dois minutos. Somente após algumas semanas ou meses de prática é que você pode aumentar gradativamente até conseguir praticar por dez minutos.

0 comentário(s):

Colunistas livres

Colunistas mensais