Muitas vezes ouvi pessoas falando que nós, seres humanos, somos seres instintivos, e que devemos superar nossos instintos caso queiramos evoluir de qualquer forma que seja possível. Para isto seria necessário muita disciplina e esforço. Hoje irei debater um pouco sobre o fato de sermos ou não seres instintivos.
          
         Vamos tomar como base para a discussão alguns instintos básicos que são ditos serem possuídos pelos animais:

1- Instinto de sobrevivência - Em uma breve descrição, podemos dizer que um ser regido por este instinto tem suas ações voltadas para o ato de sobreviver, tendo medo e se afastando de situações que possam trazer o fim da sua vida.

        Eu acredito que nós, seres humanos, não possuímos tal instinto, afinal, ninguém praticaria qualquer forma de esporte radical que trouxesse risco de vida para o praticante se fosse regido por este instinto, e ninguém comeria diariamente os alimentos cancerígenos que se encontram nas prateleiras dos supermercados.

2- Instinto de reprodução.

      Pode-se dizer que nós também não somos regidos por esse instinto, afinal se fôssemos, apenas realizaríamos o ato sexual com o fim de reprodução, não haveria sexo por prazer, masturbação e homossexualismo, a própria existência de tais comportamentos indica como o homem não faz sexo por instinto.

3- Instinto de comer.

        Se o ser humano fosse regido pelo instinto de comer, não o faria quando não estivesse com fome, e não passaria fome caso tivesse comida disponível. Várias pessoas não comem o suficiente para matar sua fome com o intuito de emagrecer.



        Seja por um objetivo a ser alcançado, para se sentir bem, ou por nossas emoções e apegos, sempre há algo que nos motiva a agir, o que acontece é que muitas vezes há um bloqueio psicológico, seja medo, preguiça ou uma visão de mundo limitada, que sempre nos faz agir de tal modo, e nos impede de sermos diferentes.
        Sobre os bloqueios psicológicos, muitas vezes a pessoa não é corajosa o suficiente para admitir que ela mesma está se inibindo de chegar a um objetivo, então cria desculpas para seu fracasso, seja dizendo que age por instinto, seja dizendo que a culpa é de outra pessoa.
         O que acontece é que não somos seres instintivos. Próximo mês falarei um pouco mais sobre as emoções, e no seguinte, sobre bloqueios psicológicos.   
          

2 comentário(s):

Flávinha Dutra disse...

Discordo do que tu falaste,agimos por instinto sim,algumas coisas realmente tu estás certo,mas a partir do momento em que eu li a tua definição de ''instinto de sobrevivência'' que está completamente equivocada,percebi que te falta um pouco mais de visão de mundo e uma pesquisa mais ampla nessa área tão complexa que é o inconsciente dos seres humanos.Reveja essas questões.

P3NS4NT3 disse...

Você tem razão, talvez tenha faltado um aprofundamento maior sobre o assunto. O ponto principal foi mexer com uma ideia já fixada na cabeça das pessoas sem questionamento prévio, mostrando uma visão diferente.

Colunistas livres

Colunistas mensais