A bruxaria Hoje, livro de Gardner, tenta dar uma visão diferenciada sobre o olhar que era popular e erudita sobre a bruxaria. Tanto a população como os grandes escritores tratavam a bruxaria como coisa do diabo e anti-cristã. O autor vem trazer a sua visão como membro de coven e estudioso de magia e bruxaria. Ele trás um olhar simples e generalizado, mas que é fundamental para que pessoas pouco instruídas e que querem conhecer um pouco sobre bruxaria tenham uma base para um inicio.
                 Gardner trata com respeito em seu livro tanto a bruxaria como o cristianismo, é claro que fatos não são negados, como as torturas e as execuções, ele trata de tudo com naturalidade, como realmente deve ser tratado. Ele fala da nudez no seu primeiro capítulo, o que ela representava de fato para as bruxas, que não era nenhum tipo de subversão, mas sim uma forma de liberar melhor os seus poderes, diz- sobre o que lhe foi permitido -  como eram de fato os rituais e faz uma comparação sobre o que era dito e o que ele participou e viu, ou seja ele não era uma pessoa que tinha uma idéia do que poderia ser, ele esteve lá e viu com os próprios olhos como realmente era. Contou um pouco sobre o que podia dos rituais, mostrou como as pessoas entravam nos covens e como era passado o conhecimento para os iniciados. A questão de seus cultos serem escondidos e misteriosos ele tratou como realmente é: óbvio. As bruxas foram caçadas, torturadas e mortas, além de seus conhecimentos não serem próprios a qualquer pessoa, não por elas se considerarem superiores, mas cada um tem seu tempo e tem pessoas que não chegaram no tempo de aprender sobre magia e bruxaria.
                No segundo capítulo o autor fala sobre o nascimento da bruxaria e sobre ela em todas as eras, Gardner como já disse antes não trata de assunto nenhum com profundidade nesse livro e muito menos nesse capítulo, mas pincela sobre muitas coisas, como, por exemplo, a bruxaria na idade da pedra e sobre os milênios em que o mundo era matriarcal então a religião também era matriarcal, e sobre as mudanças históricas que transformaram a religião. Nos mostra na idade média as crueldades que eram feitas a qualquer um que fosse tido como bruxo, sendo ou não bruxo. Um fato interessante que ele destaca no livro é que as tradições e cultos são mantidos mesmo após séculos e que continentes distintos tem semelhanças ritualísticas, ele explica que as pessoas utilizam as mesmas ritualísticas porque procuram a mesma causa e efeito.  
                 No terceiro e ultimo capítulo ele fala sobre as crenças das bruxas, não fala nada muito especifico sobre isso até porque segundo ele nem sobre o cristianismo há nada muito específico sobre suas crenças. Ele conta um conto sobre o mundo dos mortos, diz que na época da inquisição a bruxaria passou a ser quase que hereditária por conta das perseguições e mortes. Ele é bem simplista nesse livro, mas ele foi um precursor para que o preconceito diminuísse e deu uma visão diferenciada e nova sobre a bruxaria.
                A Bruxaria Hoje de Gerald Gardner é uma excelente leitura para iniciantes e pessoas que não conhecem sobre a bruxaria, o autor trata tudo com realidade e não exalta ninguém. Diz o que as coisas são tanto para um lado quanto para o outro. Pra quem nunca leu nada de Gardner e escuta falar sobre ele é uma excelente surpresa, pois entendemos porque ele é o precursor da bruxaria moderna, e que é um homem que sabe do que está falando. Ele usa uma linguagem simples e mostra com simplicidade como as coisas são. Como o meu mestre me ensinou sempre “O simples é bom” então acho que vocês já podem concluir o que eu penso sobre o livro.

1 comentário(s):

Unknown disse...

Nossa adorei essa resenha, comprei ele para ler, mas fiquei com um pé atrás, exatamente por saber que ele era para iniciantes, e esses livros tendem a se repetir em informações, mas como nunca tinha lido nada de gardner, e como sei que também sou iniciante, comprei, ansioso agora para começar a leitura

Colunistas livres

Colunistas mensais