Entre a magia e a fantasia

            Uma das coisas que mais me chamam a atenção é a visão dos jovens desta nova geração em relação à magia e ao ocultismo. Muitos dos adolescentes passaram a atribuir a “Ciência Sagrada” às práticas que remetem ao fantástico, principalmente ao que se pode ver no cinema.
            Lembro-me que certa vez alguns jovens me pediram, numa comunidade do Orkut, para “ensinar-lhes” magia e ocultismo. Respondi que não era professor, mas poderia sugerir leituras e tirar dúvidas. Até aí tudo bem. Porém, dois destes garotos passaram a me pedir coisas que fogem à realidade ocultista. O primeiro, um garoto de 13 anos me disse que queria aprender a voar em vassouras e atirar “raios” com uma varinha mágica. Falou ainda que queria chegar a ser um bruxo tão poderoso quanto Harry Potter.
            O segundo, um rapaz de 17 anos, queria simplesmente que o ensinasse a ficar invisível para destruir os seus inimigos e “apalpar” garotas. Pode isso?
            No primeiro caso, expliquei a ele que há uma diferença entre o que se vê nos filmes e o que realmente é, em relação à magia e ao ocultismo. Sugeri-lhe algumas leituras de natureza teórica para que o mesmo pudesse se familiarizar com o assunto. Já no segundo caso, falei ao garoto que não conhecia alguma técnica para ficar invisível. No máximo algo para passar despercebido entre os demais. Além disso, expliquei a ele que magia não deve ser ensinada a pessoas que querem aprender com o intuito de apalpar garotas.
            Ambos os casos, acima mencionados, servem para exemplificar a imagem que grande parte dos jovens tem sobre o que é magia. Esta é um conjunto de práticas e técnicas ligadas às leis naturais e espirituais, diferente desta visão fantasiosa, fruto do pensamento racional e materialista que está impregnado na sociedade contemporânea (que por sinal é um pensamento atrasado, do século XIX). Muitos associam a magia aos feitos fantásticos do cinema, tais como o Harry Potter, esquecendo-se de refletirem acerca de dois elementos totalmente distintos e que são confundidos: Magia e Fantasia.

1 comentário(s):

Seraph disse...

Isso, o impressionismo faz com que o ocultismo seja uma piada...

Colunistas livres

Colunistas mensais