No mês passado falamos sobre um livro desse mesmo autor, e por ter sido uma ótima experiência resolvi fazer uma resenha de outro livro dele, para comprovarmos se ele é realmente bom. O livro selecionado dessa vez, é sobre Wicca , tem coisas básicas sobre a religião e é uma boa leitura para quem quer conhecer um pouco além do que nós normalmente vemos por aí, seja em livros ou na internet. É um livro com muitas informações e de excelente conteúdo.
                O principal interesse do guia, como o autor o intitula, é o bruxo solitário, ou seja, pessoas que não participam de nenhum coven, ou não tem pessoas com quem praticar a sua fé. Scott disse que escreveu esse livro para esse público em especial porque a maioria das leituras que existiam na época eram para covens, ou seja, para grupos e não para pessoas.O autor tenta desmistificar ao máximo a Wicca, tentando trabalhar com a essência da religião, por exemplo, ele comenta sobre facas, athames e bastões, diz a função de cada um, mas explica, se o praticante não tiver um ou não puder usar ele pode usar a sua mão, pois o efeito da prática da fé esta em se sentir bem, a vontade e conectado com os deuses. E estar conectado com os Deuses é uma atividade quase que diária, nos conectamos com eles sempre que sentimos a natureza a nossa volta, Eles estão em toda parte e podem ser sentidos a qualquer momento, uma ligação com o planeta é a mesma coisa que uma ligação com os deuses.
                Cunningham divide o livro em vários capítulos onde trata de assuntos desde os Deuses até a reencarnação, no capítulo sobre reencarnação ele trata também sobre a questão das almas gêmeas, e  faz um comentário que é fantástico: Uma das dificuldades deste conceito é a de que, se estamos todos intrinsecamente ligados às almas de outras pessoas, ao continuarmos a encarnar com elas não estaremos aprendendo absolutamente nada. Assim, anunciar que encontrou sua alma companheira tem o mesmo efeito de dizer que você não está progredindo na espiral encarnacional.Muitas pessoas sonham em ter uma alma gêmea ou em viver outras vidas com as pessoas que amam nessa, mas não se apegue a isso, nós humanos não compreendemos o que é o amor de fato, vivemos uma ilusão ou não sentimos nem de perto o que realmente seja, então viva o momento com quem você tem hoje do seu lado, sorva o máximo que puder de aprendizado e ensine o quanto puder mas não se iluda e nem fique preso a isso, a sua evolução depende de experiências diversificadas, então viva uma vida de cada vez e não se apegue demais a uma pessoa, pessoas novas sempre nos ensinam coisas novas.
                A iniciação é um tema que ele também trata nesse livro, algumas pessoas acham que só podem ser e praticar a wicca depois de iniciados, o que o autor diz no livro e é correto, se você não começa a fazer você nunca vai conhecer de fato, e não saberá se é o caminho que te satisfaz, então estude, tente compreender e pratique a fé, faça os Sabats e os Esbats e com o tempo você se sentirá mais conectado com os Deuses e se sentirá um praticante da fé, então se auto inicie, ou se não quiser se auto iniciar estude mais, busque mais, pratique mais, para que no momento em que encontrar alguém que te instrua ou um coven você já esteja mais avançado e aprenda coisas mais profundas sobre a fé.
                Concluímos com a leitura desse livro que o autor é realmente bom, ele sempre diz em seus livros que tudo que ele escreve é uma sugestão, porque a pratica e a vivencia de fé é individual, ou seja, pessoas têm sentimentos diversificados e o que funciona pra ele pode não funcionar pra você, ele sempre sugere, se você se sentir bem use, mas se não se sentir procure fazer de outro jeito. Quando iniciamos a leitura ele diz que falar sobre religião é difícil e falar sobre wicca é mais difícil ainda porque dentro da religião existem várias correntes e que não existe a mais correta ou a que está no caminho errado, todas são partes importantes que formam a religião em si. Então não existe certo e nem errado em se tratando de fé. Celebre, alegre-se e sinta, se você se sentir a vontade e conectado com os deuses está fazendo da forma correta.

2 comentário(s):

Espontânea disse...

Adorei essa resenha!!! Muito grata!!!

erica disse...

ola
Estou vendendo um livro do Scott Cunningham que é raro e estão pedindo um absurdo por ele. Estou vendendo a um preço justo sem exagero. o titulo se chama Tecnica de magia natural e esta no shopee. Quem Desejar comprar basta acessar https://shopee.com.br/product/284879923/6849707333/

obrigada!

Colunistas livres

Colunistas mensais