Sua vida é feita de escolhas, boas ou más, suas ou alheias, foram elas que decidiram todo o rumo que a história tomou, como sua vida, e o universo serão futuramente. Escolhas feitas por outras pessoas podem influenciar sua vida? Podem ser influenciadas por você? Até que ponto... E quando o assunto são suas próprias escolhas, até que ponto elas têm o poder de mudar o universo a sua volta?
Quanto mais escolha nós temos, melhor é a nossa vida? Vamos refletir um pouco sobre isso. Pense em uma pessoa, ela chega em uma loja e quer comprar calça jeans, mas há apenas um modelo que é feio e apertado, no final a pessoa compra a calça e volta conformada pra casa, afinal era a única que tinha. No outro lado do mundo, uma pessoa entra em uma loja e vê dezenas de modelos de calça jeans, um melhor que o outro, ela prova, prova e não sabe qual vai levar de tão bom que eles todos são, mas acaba por levar um para casa. Mas há um problema, por ter tido várias escolhas, ele se sente na obrigação de encontrar a calça perfeita, e como todos nós sabemos, não existe tal coisa como a calça jeans perfeita, então, mesmo que a calça seja boa, a pessoa sempre irá se culpar, pois na cabeça dela poderia ter escolhido uma melhor.
Outra observação acerca das escolhas que devemos fazer, é o fato de elas nos deixarem confusos, sim, escolhas podem fazer você ficar mais confuso. Um estudo foi feito nos Estados Unidos sobre planos de aposentadoria voluntária, e para cada dez planos diferentes que eram oferecidos, a taxa de participação caía 2%. Oferecidos 50 planos, 10% menos empregados participaram do que se tivesse apenas cinco, por quê? Por que com 50 planos diferentes para se escolher, é tão difícil escolher ‘o plano certo’, que você acaba adiando para amanhã, e amanhã e amanhã...
Esses dois fenômenos ocorrem por um único motivo: As pessoas não sabem lidar com as escolhas! Quanto mais escolhas as pessoas têm, mais paralizadas elas tendem a ficar, mas isso não é culpa das escolhas em si, não é essa a natureza das escolhas. Isso tem a ver com o modo que lidamos com as escolhas que estão na nossa frente.
Com várias escolhas, você não vive inteiramente o presente, você está em um local mas pensa sobre todas as características boas que outro local oferece, você assiste um filme pensando que poderia estar vendo outro naquele exato momento, e por causa disso, a experiência do local ou do filme que você está assistindo no momento, fica pior, você não a aproveitou completamente... E isso vai ocorrendo dia após dia na vida das pessoas, sempre há um ‘mas e se fosse assim’... É assim que nossa cabeça funciona, nunca no aqui, nunca no agora, sempre há ou houve um local mais digno de atenção.
Como então podemos agir de modo diferente frente às escolhas? Começe por parar de pensar “teria sido melhor se eu fizesse do outro jeito”, mesmo que talvez fosse melhor do outro jeito, você não vai conseguir voltar no tempo, vai? Então aprenda com seus erros e viva daqui em diante, o que aconteceu, aconteceu, tire o melhor proveito possível disso.
Para tomarmos escolhas melhores, é sempre importante conhecer a situação, se a escolha envolve viajar, conheça os prós e os contras de cada lugar, seja imparcial, se no momento você se encontra dominado pelas emoções, espere sua cabeça esfriar, se teve um dia difícil, dê uma respirada antes de tomar qualquer escolha importante que você tenha que tomar.
Finalmente o assunto mais importante do dia, meça suas consequências, por exemplo, se uma pessoa te agrediu verbalmente, você pode sentir uma vontade enorme de espalhar mentiras sobre ela ou de se vingar, você acha que as consequências serão boas dessa forma? Você pode atingir ela, mas vai se passar por mentiroso e vai acabar se prejudicando também, ou você pode simplesmente se afastar dela, continuar sua vida tranquilamente sem se preocupar com ela.
Todas as escolhas têm consequências, você é o produto de suas escolhas e de escolhas de outras pessoas feitas no passado, e será o produto das escolhas que estão sendo feitas no presente. Como você quer o seu futuro?

0 comentário(s):

Colunistas livres

Colunistas mensais